Vírus e corrupção corroem a democracia
Mais cedo do que tarde, a pandemia terá resolução com a imunidade, remédios e vacinas. A corrupção desune e maltrata a sociedade, aniquila a confiança e rebenta ainda mais esta incompleta democracia.
É mais fácil combater a corrupção do que o vírus.
Assim haja vontade política!, que não tem havido(!).
PSD e PS, ao nível das autarquias, estimativamente são os que têm mais casos de corrupção! Este bloco central de interesses já há muito que podia e devia, porque maioritariamente governaram desde há 47 anos, ter criado condições para que esta chaga criminosa - a corrupção começasse a ser resolvida.
Também tem de vir dos decisores políticos fazerem andar a Entidade para a Transparência que nem sequer ainda tem sede própria(!). Isto não é surreal, é real!
Não acreditamos que haja conivência com o banditismo, mas lá que os favorecem - é verdade. Há um justo clamor nacional a propósito do enriquecimento ilícito, e o eng. Sócrates veio dar mais ânimo ao protesto, já que a Justiça ilibou-o de quase todos os crimes que vinha acusado...
Quando saiu do governo fico muito rico...
A sociedade civil é mansa, mas «a ira dos mansos é terrível», disse o enorme Miguel de Unamuno. A História dá-lhe razão!
Vítor Colaço Santos