Campanha "Uma dieta sem plásticos" começa segunda-feira nas redes sociais
A informação e a sugestão de dicas e de propostas de ação para reduzir a presença de plásticos no dia a dia são os objetivos da campanha europeia que se inicia segunda-feira destinada a aumentar o conhecimento sobre os perigos escondidos nos produtos de plástico usados no quotidiano.
Até 13 de junho decorre a campanha europeia "NonHazCity Plastic Diet / Dieta sem plásticos -- o impacto do plástico na nossa saúde" apenas nas redes sociais.
A campanha pretende impulsionar a mudança de comportamentos de consumo com o objetivo de reduzir a emissão se substâncias perigosas de produtos.
Segundo a associação ambientalista Zero, tratam-se de produtos adquiridos no dia-a-dia, como roupas, brinquedos, utensílios de desporto, acessórios e materiais que contactam com os alimentos.
A campanha não se foca apenas na necessidade de reduzir as quantidades de plástico, mas olha mais especificamente para a composição dos diferentes materiais e quais podem ser as alternativas mais seguras.
Pretende também desafiar os consumidores a testar os seus conhecimentos através de pequenos inquéritos e a fazer uma avaliação da sua casa.
A campanha integrará também o apelo ao uso da aplicação Scan4chem, que está disponível em português e permite aos consumidores solicitar informações aos fabricantes sobre a presença de substâncias perigosas nos seus produtos.
"Uma dieta sem plásticos" é um evento integrado na Green Week da UE e envolve a Alemanha, a Estónia, a Finlândia, a França, a Grécia, a Letónia, a Lituânia, a Polónia, Portugal, a Sérvia, a Suécia e a Rússia.
A campanha incide sobre os plásticos porque muitos dos que usamos podem prejudicar o ambiente, mas também a saúde humana já que muitos plásticos resultam da mistura de polímeros obtidos de combustíveis fósseis com um conjunto variado de aditivos.
O Projeto LIFE AskREACH foi pensado para promover o conhecimento dos cidadãos sobre os seus direitos à informação sobre a presença de substâncias de suscitam elevada preocupação nos artigos que compram.