Lançamento do livro de Zina Abreu no regresso dos eventos culturais à Fnac Madeira
Estão de volta os eventos culturais à Fnac Madeira.
No próximo dia 21 de Maio, pelas 18h30, realiza-se o lançamento do novo livro da socióloga Zina Abreu, intitulado 'O Pedófilo e o mito de Pandor'. A obra aborda a pedofilia, inspirada em factos ficcionados a partir de acontecimentos ocorridos na Madeira nos anos 90 do século XX.
Para fazer parte deste regresso dos eventos culturais à Fnac Madeira, devido às actuais restrições, é obrigatória a inscrição prévia através do e-mail [email protected]. Os lugares são limitados.
Em breve a Fnac Madeira divulgará a agenda programada.
Eis a sinopse pela mão da autora
Nesta obra, o personagem principal é um belga que vem à ilha investigar arte flamenga, uma arte que, como sabemos, está associada à Bélgica através de relações comerciais. No meio das suas actividades, o belga cruza-se com os miúdos de Câmara de Lobos que na altura ganhavam a vida apanhando moedas com a boca no cais da cidade, através do mergulho. O belga acaba sendo julgado num tribunal da Madeira por as suas práticas sexuais envolverem menores de idade.
'O Pedófilo e o mito de Pandor' faz ainda a ponte com a antiguidade grega através da pederastia, uma prática legitimada pelas elites gregas que vigorou durante cerca de dois séculos e meio num período anterior ao nascimento de Cristo.
Porquê esta ligação? Porque a Grécia é um dos pilares da nossa civilização (o outro é a religião judaico-cristã). E Pandor é uma criação que corresponde ao masculino de Pandora, um dos mitos gregos mais conhecidos. É uma história traçada com intensidade e, ao mesmo tempo, com uma leveza e alguma dose de humor.