Madeira regista aumento significativo de novos casos
Hoje foram registados 39 novos casos e 21 recuperados
A Madeira regista hoje um aumento significativo de novos casos de covid-19, passando a contar mais 39, ainda que com 21 pessoas dadas como recuperadas.
Trata-se de um caso importado da Região de Lisboa e Vale do Tejo e de 38 casos de transmissão local.
No total a Região acumula agora 9.246 casos de infeção por SARS-CoV-2, ainda que uma grande maioria (96,5%) já tenha recuperado da doença, pois passaram a contabilizar-se 8.925 pessoas que tiveram covid-19.
A Região contabiliza, até à data, um total de 71 óbitos associados à covi19, número de mortos que se mantêm desde 27 de Março.
"São 250 os casos ativos, dos quais 18 são casos importados e 232 são de transmissão local", o que é, obviamente, um novo aumento devido aos cinco dias consecutivos até ontem, agora seis, com mais novos casos do que recuperados.
"Relativamente ao isolamento dos casos ativos, a assinalar que 5 pessoas se encontram hospitalizadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça (4 pessoas em Unidades Polivalentes e 1 na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à covid-19) e 15 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo as restantes em alojamento próprio", aponta o SESARAM.
"No total, há 203 situações que se encontram hoje em apreciação pelas autoridades de saúde, estando estas relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou ao SESARAM, EPERAM. Investigações epidemiológicas estão em curso", acrescenta.
Relativamente à vigilância activa de contactos de casos positivos, "705 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo" e "no que respeita à vigilância de viajantes, 12.318 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe", número que também tem aumentado dado o regresso de cada vez mais turistas à Região.
"O total de contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) ascende agora a 48.900 chamadas e a Linha de Apoio Psicológico da Direção Regional da Saúde (291 212 399) contabiliza até a data 3.513 atendimentos", nota.
Relativamente aos testes para despiste de COVID-19 realizados no Serviço de Saúde da RAM, assinala-se que "no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da RAM, há a reportar um total cumulativo de 200.059 colheitas para teste de RT-PCR à COVID-19, realizadas até às 15h30 de hoje", frisa. "No total, até à data, as amostras processadas para teste de RT-PCR, no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM ascendem a 407.469".
Já os mais recentes Testes Rápidos de Antígeno, popularizados e garantidos gratuitamente em farmácias aderentes a protocolo com o Governo Regional, "foram realizados até a data, um total de 54.855 testes", conclui.