Sintomas após vacinação
Quanto mais não seja para mais tarde recordar, aqui fica um alerta aos efeitos desta vacinação em massa.
Não sei se as autoridades de saúde, regional, nacional ou internacional estão a prevenir o futuro no que diz respeito a sintomatologia relacionados com a vacina contra o Covid-19. Pelo menos que seja do conhecimento geral não há um Centro Operacional para registo de sintomas após a inoculação da vacina quer na 1ª ou 2ª dose, a quem os inoculados pudessem reportar efeitos secundários se os houvesse. Tenho conhecimento que algumas pessoas, após a vacinação, apresentaram sintomas como dores de cabeça, febre, diarreia, tonturas ou outras mas a recomendação das autoridades de saúde aquando da toma da vacina, é invariavelmente: “tome um Ben-u-ron! Então não seria interessante para o futuro e até para os laboratórios fabricantes das vacinas elaborarem os prospetos, saber qual os verdadeiros sintomas ou reações à inoculação da vacina? Se alguém morre ou fica com uma maleita grave após a toma da vacina como terão as autoridades de saúde dados concretos para saber se foi provocado pela vacina e posteriormente prevenir? Parece que o que interessa é erradicar o vírus da face da terra mesmo que para isso tenham que morrer alguns “cobaias. Mas se tal sacrifício for necessário, pelo menos que se aproveite o sacrifício de alguns pacientes para o historial clínica desta vacina nova, sem tempo de testes, para tirarem as devidas ilações.
Acho que todo este processo é muito recente, complexo e inovador. Desde o aparecimento do vírus, ainda em parte por explicar, o surgimento da vacina em tempo recorde, até a incerteza dos efeitos secundários, penso que tudo isto é merecedor da maior atenção por parte das autoridades de saúde no que respeita a efeitos secundários. Dá a sensação que é um trabalho de amador tratado com superficialidade cuja única coisa que verdadeiramente interessa é a imunidade de grupo apenas para não propagarem o vírus.
Os laboratórios farmacêuticos elaboram prospetos elucidativos, que mais parecem missais, para acompanharem uma simples aspirina e não levam a sério os efeitos secundários destas vacinas fabricadas em tempo recorde e das quais ainda não há um conhecimento profundo?
Juvenal Rodrigues