As camisolas de Portugal nos Europeus de futebol: qual a mais bonita?
Hoje recordamos os equipamentos principais da selecção nacional de futebol nas fases finais do Campeonato da Europa. Tudo começou com a adidas em 1984, passando depois pela marca Olympic em 1996, até que a nike começou a equipar a selecção em 1997, parceria que se mantém até hoje. No Euro'2020 - que mantém a denominação apesar de ser realizado em 2021 - Portugal vai voltar a utilizar calções verdes. E na sua opinião? Qual é a camisola mais bonita?
Portugal estreou-se em fases finais do Campeonato da Europa em 1984, em França, com uma camisola da adidas. Na imagem está Jordão, uma das principais figuras dessa equipa, num jogo diante da RFA.
A selecção nacional só voltaria ao Europeu em 1996. Inglaterra recebeu a fase final e Portugal continuava com camisola vermelha e calções verdes. Mas a marca do equipamento era a Olympic, como se vê pela foto de Rui Costa, num jogo diante da República Checa.
A Nike equipou a selecção portuguesa, pela primeira vez, em 1997 e seria com essa marca que a selecção chegaria ao Euro'2000. Um torneio de grande nível, com Luís Figo entre os nomes principais dessa equipa (aqui num jogo diante da Roménia).
Já com Cristiano Ronaldo na selecção, o Euro'2004, organizado em Portugal, reservou novidades na camisola, mas mantendo-se a Nike como a marca utilizada. O verde continuava também nos calções.
Em 2008, a selecção nacional utilizou os calções vermelhos, novidade na altura, num equipamento que continuava a ser Nike. As riscas verdes e os números em amarelo também faziam parte do 'design' da camisola.
Continuamos a recordar o equipamento principal, que em 2012 voltou a ser todo vermelho (Nike), mas com os número à frente da camisola a branco e alguns detalhes diferentes em relação ao torneio realizado quatro anos antes.
No 'nosso' Europeu, o conquistado em 2016, em Paris, Portugal foi a jogo com uma camisola que apresentava um vermelho num tom mais escuro nas mangas, mantendo-se os calções também da mesma cor, mas com uma risca verde.
O equipamento para o Euro'2020 - mantém a mesma designação apesar de ter sido adiado para 2021 devido à pandemia - volta a ter o verde nos calções. Já a camisola ganha novos detalhes.