Virginia torna-se primeiro Estado do Sul dos EUA a aprovar consumo de cannabis
A Virginia tornou-se hoje no primeiro Estado do sul dos Estados Unidos a aprovar o cultivo e o consumo de cannabis para fins recreativos.
Uma proposta do governador Ralph Northam no sentido de o consumo recreativo e o cultivo de pequenas quantidades de cannabis passar a ser legal a partir de 1 de julho foi aprovada pela assembleia estadual, de acordo com a imprensa local.
Parte de um conjunto de Estados pró-conservadores (conhecido como "Bible Belt", ou "Faixa da Bíblia"), onde o partido republicano é tradicionalmente o mais forte, a Virginia será o 16º Estado norte-americano a avançar com a medida.
Segundo o gabinete do governador, a proposta de legalização imediata destina-se a reduzir o número de detenções e condenações por uso de cannabis, que afeta "de forma desproporcional" os afro-americanos.
De acordo com a cadeia de televisão ABC, antes de serem atribuídas licenças de comercialização da droga ligeira, os legisladores terão de aprovar ainda regulamentação.
O Estado de Nova Iorque legalizou oficialmente no início do mês o consumo recreativo de cannabis, depois de aprovada legislação pelas duas câmaras da assembleia legislativa nova-iorquina.
De acordo com as estimativas feitas pelas organizações que apoiaram este projeto-lei regulação poderá gerar 350 milhões de dólares em impostos anuais e criará entre 30.000 e 60.000 postos de trabalho.