Projecto piloto vai ser implementado no Aeroporto da Madeira
Cães farejadores para detectar casos de covid
O presidente do Governo Regional admitiu hoje que a Madeira vai apostar em cães farejadores para detectar casos de covid aos desembarcados no Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo.
Trata-se de um projecto piloto a nível regional, mas já com provas dadas a nível internacional, adiantou Miguel Albuquerque.
Os dois cães farejadores já estão a ser treinados para intervirem no projecto-piloto de detectar o vírus da covid-19 em humanos.
“Estamos a fazer um ensaio“, admitiu, referindo-se ao trabalho de cooperação com os tratadores, para que em breve o recurso aos canídeos venha a ser testado no Aeroporto da Madeira.
Albuquerque fala em “cães dotados da capacidade de detectar se a pessoa é portadora do vírus”, admitindo a possibilidade de prescindir dos testes PCR, caso se comprove a eficácia dos cães farejadores.
Diz mesmo tratar-se de “nova metodologia que tem uma grande fiabilidade” por já estar a ser utilizada em alguns países. Daí a razão do Governo Regional “querer fazer o ensaio aqui na Madeira” na expectativa que este “ensaio-piloto” possa resultar e ser assim mais uma ferramenta de despiste da covid.
“É algo que queremos experimentar”, concretizou.