Madeira

Funchal 2027 convida artistas para sessão de esclarecimento

None
Foto Aspress

A equipa de missão da Candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura realizará, no próximo dia 3 de Maio, às 18h30, uma sessão de esclarecimento  destinada aos artistas e entidades culturais, no âmbito da ‘chamada à apresentação de projectos', iniciativa sob a chancela Funchal 2027.

O acesso à sessão on-line, via ZOOM, poderá ser feita através do seguinte link:

Join our Cloud HD Video Meeting

Zoom is the leader in modern enterprise video communications, with an easy, reliable cloud platform for video and audio conferencing, chat, and webinars across mobile, desktop, and room systems. Zoom Rooms is the original software-based conference room solution used around the world in board, conference, huddle, and training rooms, as well as executive offices and classrooms. Founded in 2011, Zoom helps businesses and organizations bring their teams together in a frictionless environment to get more done. Zoom is a publicly traded company headquartered in San Jose, CA.

"Para além de responder às dúvidas que possam persistir, a reunião também servirá para divulgar o nome dos membros do júri, composto por uma equipa multidisciplinar que terá a responsabilidade de avaliar as propostas a partir do dia 31 de Maio", explica equipa em comunicado de imprensa.

Esta sessão de esclarecimentos adicional culmina uma sequência de três encontros, realizados on-line, durante o passado mês de Março, os quais reuniram 125 artistas, em nome individual e colectivo. Então, foram apresentadas as linhas gerais do projeto de candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura em 2027, bem como os critérios de elegibilidade fundamentais dos projectos a concurso.

Recorde-se que o prazo limite para a submissão dos projectos pelas entidades – colectivas e artistas em nome individual – ainda decorre e termina no próximo dia 31 de Maio. Seguir-se-á o processo de avaliação das propostas.

Os resultados serão divulgados após 31 de Agosto, data em que o júri deverá concluir a análise dos projectos submetidos.

Toda a informação sobre como concorrer, nomeadamente o regulamento e o formulário de candidatura, está no site oficial do Funchal 2027.

Funchal Capital Europeia da Cultura

A Candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura tem o apoio institucional do Governo Regional da Madeira, através da Resolução nº 247/2021 de 16 de Abril, e estabeleceu parcerias com todos os Municípios da Região, consolidando o ideal Funchal 2027 como um desígnio regional.

O programa ‘Capital Europeia da Cultura’ foi criado em 1985. Desde então, revelou-se um importante motor de desenvolvimento económico, social e humano das cidades e regiões abrangidas, assumindo-se como um dos principais programas europeus de desenvolvimento territorial a partir do investimento no sector cultural e criativo.

Sob o lema 'Além do mapa, uma cidade de encontros', o Funchal 2027 tem como ambição agregar no projeto, para além do Arquipélago, a sua diáspora e as regiões ultraperiféricas europeias. A mais antiga cidade atlântica quer continuar a inaugurar caminhos. O título ‘Capital Europeia da Cultura’ nunca foi atribuído a uma urbe ultraperiférica.

Na corrida ao título Capital Europeia da Cultura 2027 está o Funchal e mais 10 cidades portuguesas: Ponta Delgada, Faro, Évora, Oeiras, Leiria, Coimbra, Aveiro, Braga, Viana do Castelo e Guarda.