Albuquerque visita obras de conclusão da via expresso entre o Jardim da Serra e o Estreito de Câmara de Lobos
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita esta terça-feira, pelas 12 horas, o lugar onde vão decorrer as obras de conclusão da via expresso entre o Jardim da Serra e o Estreito de Câmara de Lobos.
A conclusão da ligação entre o Jardim da Serra e a Via Rápida Câmara de Lobos / Estreito de Câmara de Lobos, cuja abertura ao tráfego está prevista para o segundo semestre de 2022, permitirá criar uma variante ao centro do Estreito de Câmara de Lobos, trazendo grandes benefícios ao nível das acessibilidades às populações destas localidades.
Este novo itinerário integrará a construção de três túneis, ligados por rotundas. De referir ainda a construção de um viaduto. Os três túneis compreenderão uma extensão total de aproximadamente 2600 metros.
“Com esta nova ligação, os condutores ficam com uma alternativa mais curta, mais rápida e consideravelmente mais segura, uma vez que farão o percurso através de túneis, evitando assim a circulação por vias sinuosas e muito estreitas, com níveis de sinistralidade e desconforto elevados”, lê-se numa nota de imprensa.
Acrescente-se que esta obra surge para complementar a entrada em serviço, em 2017, da Via Rápida Câmara de Lobos / Estreito de Câmara de Lobos e a correspondente ligação com a Rua António Prócoro Macedo Júnio. E tem em conta o investimento já realizado na escavação dos túneis na primeira fase desta ligação entre o Estreito de Câmara de Lobos e o Jardim da Serra, as limitações da atual acessibilidade à povoação do Jardim da Serra, bem como a crescente saturação da malha urbana do Estreito de Câmara de Lobos.
“O prazo de execução da obra será de 545 dias e a empreitada deverá iniciar-se durante o mês de junho deste ano”, refere o comunicado.