Ministra da Cultura chega hoje ao Porto Santo
Dias 27 e 28, a ilha dourada recebe a conferência 'Da democratização à democracia cultural, repensar instituições e práticas'
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, é esperada ao fim de tarde desta segunda-feira no Porto Santo para participar num evento cultural internacional com o alto patrocínio da Presidência Portuguesa da União Europeia, sob o título 'Da democratização à democracia cultural, repensar instituições e práticas'.
O secretário regional da Cultura e Turismo, Eduardo Jesus, salientou a importância do evento. “Sem dúvida um evento de grande importância internacional, que envolve toda a dimensão europeia e sob égide da presidência portuguesa”, destacou.
“Tem um debate que é muito actual e transversal a todos países da União Europeia”, disse ainda o governante.
Eduardo Jesus acrescentou: "[O Porto Santo] tem a possibilidade de acolher este evento internacional e com esta dimensão, e que acaba por ter um impacto para além da União Europeia, diria mesmo mundial”.
Deste evento vai resultar "um documento, uma carta do Porto Santo e esse será sem dúvida, um equivalente a um tratado da Cultura que se faz nesta altura deste debate da democratização da Cultura”, disse Jesus. A carta do Porto Santo “vai reforçar a oportunidade que significa para Região Autónoma da Madeira e em particular para a ilha do Porto Santo”.
Este certame internacional da cultura vai trazer ao Porto Santo vários nomes internacionais ligados à cultura, e que vão dar o seu alto contributo na construção da nova carta da democratização da cultura do Porto Santo.
O evento cultural realiza-se amanhã e depois no Centro de Congressos do Porto Santo.