Nem tudo se sabe
Boa noite!
No fecho de mais uma semana de mensagens nocturnas queria deixar-vos:
. Um inquérito
Julgo ser eloquente e está ainda activo na página principal do dnoticias.pt. Pergunta se Rui Barreto tem condições para continuar no Governo Regional?
Eis as respostas:
Deve demitir-se 57%
Deve ser demitido 24%
Merece toda a confiança 19%
Já votaram mais de 5 mil!
. Um desabafo
Mais importante do que a argumentação usada numa novela com partes gagas e de comprovado efeito negativo na imagem externa da Região é ter a folha limpa. Se Rui Barreto pediu dinheiro emprestado, a título pessoal, mas para ajudar o CDS, e não declarou ao Tribunal Constitucional o que estava obrigado por lei, deve saber que arrisca ser acusado de crime que prevê perda de mandato, demissão ou destituição judicial. Se não sabe, por mais direitos que tenha, era bom que tivesse a consciência que meteu os pés pelas mãos e que o desnorte tem custos.
. Uma constatação
Rui Barreto jurou há uma semana que o "senhor presidente do Governo é conhecedor de todos os factos". Miguel Albuquerque confirmou a tese hoje, de forma taxativa: "Não sei de nada”.
. Um reparo
Achar que as omissões constitucionais e ilícitos criminais não merecem reparo público, só porque quase todos os agentes dos poderes instalados têm telhados de vidro, é demitir-se compulsivamente do dever de escrutínio e permitir que os infractores, de forma abusiva e irresponsável, comprometam o bem comum e adulterem princípios que julgávamos inegociáveis.
. Uma iniciativa
A primeira temporada do ‘SENTE-SE’ termina este fim-de-semana, com experiências de imersão nos sabores e saberes da Madeira e produção de cuscuz de São Vicente.
Quem me conhece sabe quanto amo o lugar que me remete para o essencial, os Lameiros, onde tenho as raízes, tias generosas e primos dos bons, genuínos e empreendedores. Entres eles os meus afilhados Marília e Alcino, e os compadres Joel e Ferdinanda, que continuam a acreditar que há futuro depois da crise e que não há fatalidade que desfaça o sonho. Louvo-lhes a criatividade que mantém a marca ‘Solar da Bica’ viva e atractiva, promovendo desta vez viagens sensoriais únicas e momentos especiais, como aqueles que nos remetem para os tempos da ‘casa de chá’ da festa da Senhora da Saúde, dos bolos de noiva mesmo sem casamentos e do saber ainda vivo da senhora Fátima e de todos quantos fazem daquele pedaço de mundo um sublime pacto com a vida.