Cerca de 150 coelhos serão reintroduzidos no Porto Santo
Trata-se de uma resposta ao surto de Doença Hemorrágica Viral que afectou a população de coelhos bravos naquela ilha
A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais Alterações Climáticas, Susana Prada, esteve hoje, dia 21 de Abril, na Ilha do Porto Santo, numa acção de repovoamento do coelho bravo. Na ocasião, foi revelado que serão reintroduzidos cerca de 150 coelhos naquela ilha.
Trata-se, conforme explica a tutela, de uma resposta ao surto de Doença Hemorrágica Viral (DHV) que afectou a população de coelhos bravos do Porto Santo
"O Governo Regional, acautelando estas situações, uma vez que já não é a primeira vez que esta doença ataca os coelhos do Porto Santo, construiu o Centro Reprodutor, aqui nas Chapas", salientou Manuel Filipe, do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN).
"Estamos em condições, através dos coelhos reproduzidos aqui, de fazer este repovoamento em algumas partes da ilha, de modo a permitir que na época de caça os caçadores possam já usufruir desta espécie já recuperada", vincou.
O responsável acrescenta ainda que houve também um trabalho de "correcção", em determinadas zonas da ilha em que estes coelhos se encontravam "em excesso". Os animais foram recolhidos e vacinados no Centro Cinegético das Chapas" e serão, agora, reintroduzidos na natureza.
Toda esta acção, sublinham as entidades, tem contado com a colaboração dos caçadores locais.