UBERS

Toda e qualquer "Empresa" que, para oferecer melhores preços aos consumidores e prejudicar a concorrência tem como politia a exploração e a utilização de mão de obra barata, deveria ser proibida de operar! Estas Plataformas Eletrónicas de prestação de serviços são semelhantes a qualquer Fabricante de um qualquer país de 3ºMundo que explora mão de obra infantil ou Escrava!

Os mais ávidos e gananciosos podem argumentar que não, ou que são explorados porque querem, mas não, são usados e abusados porque não têm outra saida, porque nós, consumidores, somos os verdadeiros Esclavagistas de facto porque queremos sempre mais barato sem olhar às consequências Humanas e Ambientais!

Mas cuidado, hoje são os "Filhos" do Bangladesh ou Mianmar, amanhã podem ser os nossos filhos, a trabalhar sem contratos, sem direitos, sem folgas, sem horários, sem sindicatos, sem segurança social, sem descanso, sem férias etc, a troco de umas sobras ou migalhas!

Começa com as muitas "UBERS" e Empresas de trabalho temporário e avulso que por aí já andam em grande número, quase anónimas e sem Pátria ou qualquer humanidade!

É preciso afirmar que a UBER e todas as plataformas semelhantes são o "Anti-Cristo" das lutas e conquistas Laborais e Sociais do Séc. XIX e XX!

As pessoas é que, na sua sofreguidão, não se apercebem disso e um dia será tarde demais! O "Preço" que atribuímos ao Trabalho dos outros, será sempre o mesmo que também é atribuído ao nosso! A miséria em casa alheia, é também o nosso empobrecimento!

Quanto ao suposto desemprego criado, são essas Plataformas que criam desemprego, não ao contrário!

José Berenguer