Madeira

CDS dá voto de confiança a Rui Barreto, com voto contra de Sara Madalena

None
Foto Rui A. Silva/ Aspress

Um voto de confiança à direcção de Rui Barreto foi aprovado esta tarde, no final de uma reunião com três horas de duração, pela "esmagadora maioria" dos membros da Comissão Política do CDS-Madeira.

José Manuel Rodrigues cita António Costa sobre queixa do PS na justiça

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, socorreu-se esta manhã de uma frase do líder nacional do PS e primeiro-ministro, António Costa, para comentar a queixa-crime que o líder parlamentar do PS Miguel Iglesias fez, conforme noticia hoje o DIÁRIO, a propósito da entrega de 30 mil euros que o principal financiador do partido Chega fez a cinco dirigentes do CDS Madeira em 2019. 

Rui Barreto está de "consciência tranquila" e "disponível para prestar esclarecimentos em qualquer instância"

O líder do CDS-Madeira, Rui Barreto, afirmou, esta manhã, à entrada da reunião da comissão política, que está "de consciência tranquila" e que vai prestar explicações aos dirigentes e militantes do seu partido sobre os 30 mil euros entregues pelo principal financiador do Chega a cinco figuras do seu partido, "não por ser uma obrigação" mas por "ter esse dever moral e ético".

Sara Madalena espera por explicações para saber se liderança de Barreto está em causa

A vereadora do CDS na Câmara da Ponta do Sol, Sara Madalena, deixou, esta manhã, em aberto as questões dos danos na imagem do partido e das condições de continuidade da liderança de Rui Barreto na sequência da divulgação da entrega de 30 mil euros a cinco dirigentes regionais por parte do principal financiador do partido Chega.

Teófilo Cunha considera que as críticas devem ser feitas no interior do partido

O dirigente do CDS-Madeira e secretário regional das Pescas, Teófilo Cunha, admitiu, esta manhã, à entrada da reunião que já tinha conhecimento do assunto da entrega de 30 mil euros por parte do principal financiado do Chega a cinco dirigentes do partido antes do mesmo ser abordado numa reportagem da SIC e entende que eventuais críticas à liderança de Rui Barreto devem ser feitas nos órgãos internos.

A presidente da comissão concelhia da Ponta do Sol, Sara Madalena, foi a única dirigente a votar contra. No entanto, não prestou declarações à comunicação social no final da reunião.

No final da reunião, o líder regional anunciou a aprovação do voto de confiança e comentou o voto contra da vereadora: "Eu tive a aprovação da esmagadora maioria da Comissão Política Regional. Essa senhora chegou aqui e disse que ia questionar e não fez uma única pergunta durante a Comissão Política ou justificou o voto contra. Têm de perguntar à senhora - porque eu não sei - porque é que votou contra".