Comunicar com máscara
n Enquanto nos vamos ainda habituando à prática deste novo acessório, por tempo indeterminado, a pergunta que se impõe poderá muito bem ser a seguinte: quantas vezes já vos aconteceu terem que retirar a máscara para se fazerem entender/ouvir melhor? Quando o nosso interlocutor não consegue perceber uma ou outra palavra, a solução poderá ser direcionada para uma comunicação mista - verbal e não verbal - e deste modo, não comprometer ainda mais a tão desejada segurança, que nos obriga ao uso recomendável do dito acessório. Apesar de tudo, este continua a ser a salvaguarda necessária na prevenção de males maiores. Por este motivo, deixo aqui algumas dicas para uma comunicação mais entendível e segura.
1.º Mantenha a distância física necessária, e concentre-se no diálogo em curso que deve ser limitado ao essencial.
2.º Se tem uma boa audição e visão, use estes dois sentidos para garantir o sucesso dessa necessidade; “communicare”
3.º Se necessário, poderá também gesticular sem comprometer demasiado a sua postura. A comunicação não verbal, reforça e complementa a linguagem verbal.
4.º Fale também com os olhos e aprenda a sorrir com eles, e não só. Este gesto sublime ajudará na empatia e a ultrapassar outros obstáculos.
5.º Articule bem as palavras, fale pausadamente e, em locais mais ruidosos se necessário aumente um pouco a intensidade da sua voz.
6.º Pode mesmo mostrar pequenos textos pré-escritos, à medida e ao seu dispor, usando o seu telemóvel e, ou imagens, para diferentes situações da comunicação.
Dependendo da clareza e objectividade com que se comunica, estamos seguramente a dar a indicação clara do que pretendemos que seja um bom feedback da outra pessoa. E lembrem-se; “comportamento gera comportamento”. E, no final de uma conversa, se houver lugar a um cumprimento, evite que este seja um contacto físico, em especial o aperto de mão ou outra forma menos adequada, pelo menos enquanto se ouvir falar de pandemia. Opte antes por um sorriso (com os olhos) e, ou uma discreta vénia. Termino dando ênfase a uma regra fundamental: comunicar implica; saber ouvir e, saber falar.
Vicente Sousa