Poeiras do Norte de África devem atingir a Madeira nesta sexta-feira
O Arquipélago da Madeira vai ser afectado amanhã, sexta-feira, por uma massa de ar com origem no Norte de África, transportando na circulação partículas e poeiras em suspensão.
Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Arquipélago da Madeira e Portugal Continental encontram-se “sob influência de uma situação sinóptica que se caracteriza por um anticiclone a norte dos Açores em deslocamento para leste e uma depressão entre as Ilhas Canarias e o Arquipélago da Madeira”.
“Esta configuração resulta numa circulação de nordeste no Arquipélago da Madeira e do quadrante norte rodando, ao fim do dia, para nordeste em Portugal Continental, nos níveis baixos da atmosfera, favorecendo a advecção e transporte da massa de ar formada sobre os desertos do Norte de África, contribuindo para o aumento de partículas e poeiras em suspensão. A ocorrência de precipitação no Arquipélago da Madeira atenuará as concentrações de poeiras na atmosfera”, explicou, referindo que este fenómeno natural afecta a qualidade do ar ambiente.
“Para o Arquipélago da Madeira estima-se que este fenómeno possa contribuir para um aumento máximo das concentrações à superfície na ordem dos 20 mgm-3”.
Mais Casos
A carregar...
Não existe mais conteúdo
Carregar mais notícias
Erro ao carregar mais conteúdo