Madeira

Carmo Caldeira preside à Comissão para o Dia de Portugal

Médica madeirense nomeada pelo Presidente da República

None Ver Galeria

O Presidente da República nomeou, hoje, a Comissão encarregada de organizar as cerimónias do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se realizarão no dia 10 de Junho no Funchal e, depois, em Bruxelas, junto da Comunidade Portuguesa na Bélgica.

Marcelo Rebelo de Sousa quis também homenagear os profissionais de saúde, tendo nomeado para presidir à Comissão Carmo Caldeira, directora do Serviço de Cirurgia do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

Eis o despacho do Presidente da República, publicado esta tarde: “O artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 20-A/2016, de 27 de abril, estabelece que o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é comemorado em Portugal e junto das comunidades portuguesas no estrangeiro.

Assim, nos termos do disposto no artigo 4.º do referido diploma, designo a cidade do Funchal como sede das comemorações, em 2021, do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, estendendo-se as celebrações às comunidades portuguesas em Bruxelas, no Reino da Bélgica.

Para a organização das comemorações é constituída uma Comissão presidida pela Dra. Maria do Carmo Gama Caldeira, Diretora do Serviço de Cirurgia do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, e que integra o Almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, o Dr. Fernando Frutuoso de Melo, Chefe da Casa Civil do Presidente da República, o Vice-Almirante João de Sousa Pereira, Chefe da Casa Militar do Presidente da República, a Dra. Rita Magalhães Collaço, Secretária do Conselho de Estado, o Tenente-General João Vaz Antunes, Secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional, o Dr. Arnaldo Pereira Coutinho, Secretário-Geral da Presidência da República e a Embaixadora Clara Nunes dos Santos, Chefe do Protocolo do Estado.

Nas comemorações do 10 de Junho acabam por estar envolvidas duas madeirenses: a presidente da comissão, Carmo Caldeira e Clara Nunes dos Santos, Chefe do Protocolo do Estado.