Catálogo das Obras Impressas nos Séculos XVI – XVIII pertencente ao Arquivo da Cúria Diocesana do Funchal apresentado sexta-feira
A Sessão de Apresentação do Catálogo das Obras Impressas nos Séculos XVI – XVIII pertencente ao Arquivo da Cúria Diocesana do Funchal da autoria de Sofia Bettencourt da Silva com o apoio da Secretaria Regional de Trismo e Cultura através da Comissão dos 600 anos da Descoberta do Arquipélago da Madeira, está marcada para esta sexta-feira, a partir das 16h30, Cúria Diocesana.
O evento vai contar com a presença do secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, e do Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, além da autora Sofia Bettencourt da Silva.
Este catálogo surge na sequência da elaboração, em 2011, da sua tese de doutoramento que versa as Bibliotecas Religiosas da Ilha da Madeira no séc. XVIII. O mesmo apresenta 876 entradas, divididas “por tipografia portuguesa (30%) e tipografia estrangeira (70%).
Estes exemplares que formam a coleção do livro antigo da Biblioteca da Cúria, chegou à Diocese do Funchal pela mão do Deão da Sé, António Joaquim Gonçalves de Andrade, que as escolheu no Depósito das Livrarias dos Extintos Conventos, para integrar a biblioteca do Seminário do Funchal.
Quanto às temáticas tratadas nas obras, algumas delas raras, como é o caso da que abre o catálogo português do séc. XVI, da autoria de Luís de Molina e a de António Bettancourt do séc. XVIII, as mesmas versam “a teologia, a história, o direito e a literatura”. Destas obras que se encontram na posse da Diocese do Funchal, mantém na sua maioria as encadernações originais.
Este evento tem uma participação limitada, cumprindo as medidas constantes na Resolução n.º 839/2020, de 5 de novembro, do Governo Regional da RAM.