Secretário da Economia reuniu com empresários da Ribeira Brava
Três dezenas de empresários dos sectores da Restauração e Comércio a Retalho marcaram presença, esta tarde, numa sessão de esclarecimentos que contou com a participação do secretário regional da Economia, Rui Barreto, a convite do autarca local.
Segundo nota enviada às redações, o governante "realçou o espírito de cooperação e o trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido entre o Governo Regional em parceria com os Municípios", no sentido de divulgar e esclarecer ao máximo os empresários sobre os apoios à economia e às empresas locais.
Na ocasião, Rui Barreto "enalteceu o programa local de apoio às empresas anunciado, recentemente, pelo presidente da Câmara e fez saber que, até à data, já foram concedidos apoios no valor de 3,8 milhões de euros no âmbito das linhas de crédito (INVESTE RAM E APOIAR MADEIRA) destinados a apoiar a tesouraria à manutenção dos postos de trabalho de empresas da Ribeira Brava".
No que diz respeito aos sistemas de incentivo, salientou que o IDE já aprovou 178 projetos para uma despesa pública de 4,8 milhões de euros.
O secretário regional elencou os programas de apoio disponíveis, salientado "a componente a fundo perdido, e tendo sempre em vista a manutenção do emprego". Informou ainda que, "em breve, será lançado o ‘MeP-RAM’, um apoio financeiro excepcional e a fundo perdido, com uma dotação de 5 milhões de euros, destinado a auxiliar a manutenção da atividade das micro e pequenas empresas que desenvolvam a sua atividade nos sectores do comércio, restauração, animação turística e marítimo-turísticas, agentes de viagens, rent-a-car, alojamento e salões de cabeleireiro".