País

Morreu em Lisboa filha do primeiro Presidente angolano, Agostinho Neto

None
Foto DR

Leda da Silva Neto, filha do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, morreu hoje em Lisboa, devido a doença prolongada, avançou a imprensa angolana, citando fontes familiares.

Segundo o semanário angolano Novo Jornal, Leda Neto "faleceu de doença prolongada".

Nascida em 05 de janeiro de 1964, em Brazzaville, República do Congo, Leda Neto era a mais nova dos três filhos de Agostinho Neto com a escritora e jornalista portuguesa Maria Eugénia Neto.

A informação foi confirmada à Lusa pela irmã, Irene Neto, que adiantou que o funeral "deverá acontecer em Angola, em data a anunciar".

O chefe de Estado angolano, João Lourenço, já transmitiu as suas condolências à família.

"Em nome da minha família e no meu próprio, cumpre-me o dever de apresentar as nossas mais sentidas condolências à mãe, irmãos e restantes familiares, pelo falecimento de Leda Neto, ocorrido na manhã de hoje em Lisboa", afirma o Presidente de Angola, em comunicado.

"Curvamo-nos com tristeza perante a memória de Leda Neto, que em vida soube honrar o legado de seu pai, colocando com simplicidade e bastante humildade o seu saber e conhecimento ao serviço do engrandecimento da Pátria de Agostinho Neto, seu Pai ilustre", lê-se na nota da Presidência angolana.

João Lourenço expressa ainda "indefetível solidariedade" a "toda a família enlutada neste momento de dor".