Vacina da AstraZeneca é segura segundo a Agência Europeia do Medicamento
"Trata-se de uma vacina segura e os seu benefícios - para proteger as pessoas da Covid-19 - em termos de morte e hospitalizações, compensam todos os riscos", assume a directora da EMA
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) diz que a vacina da AstraZeneca é segura. Depois de reunido, o comité da EMA divulgou o seu parecer numa conferência de imprensa em Amesterdão, nos Países Baixos.
"O nosso comité de especialistas, em relação aos medicamentos e avaliação de risco acabou de chegar a uma conclusão em relação aos casos de coágulos que surgiram em pessoas vacinadas com a vacina da AstraZeneca. O comité chegou a uma conclusão clara e nítida: trata-se de uma vacina segura e os seu benefícios - para proteger as pessoas da Covid-19 - em termos de morte e hospitalizações, compensam todos os riscos", clarificou a directora da EMA, Emer Cooke.
Além disso, a responsável pela Agência disse que a vacina "não está associada a um aumento dos riscos de eventos tromboembólicos". Durante esta investigação houve "um pequeno número de casos, raros e invulgares, mas muito graves" e tal desencadeou uma revisão mais aprofundada à vacina desenvolvida em Oxford.
"Baseado na evidência disponível e após dias de análise aprofundada, relatórios clínicos, relatórios de autópsia e ensaios clínicos, ainda não conseguimos descartar a administração desta vacina. O comité recomenda ao aumento de sensibilização dos riscos inerentes, que devem estar incluídos na informação do produto, chamando à atenção para esta possibilidade rara de ocorrência, ajudando assim a mitigar possíveis efeitos secundários", vincou Emer Cooke.