Eduardo Jesus inaugurou exposição 'Na Rota da Urzela'
A mostra, de Manuel Jardim, estará patente ao público até ao dia 30 de Abril, no Núcleo Histórico de Santo Amaro - Torre do Capitão
Foi hoje inaugurada, no Núcleo Histórico de Santo Amaro - Torre do Capitão, a exposição ‘Na Rota da Urzela’, de Manuela Jardim.
O elemento principal desta mostra é a urzela, planta que é possível encontrar na Região Autónoma da Madeira, Cabo Verde e Guiné, e que era utilizada para obter tinta para tingir os tecidos.
“Este é o mote da exposição, que nos transporta claramente para uma ligação atlântica e simultaneamente para uma realidade muito antiga. E isso tem a ver com este espaço onde nos encontramos, que é o berço do povoamento daqui da Região Autónoma da Madeira”, disse o secretário regional e Turismo de Cultura, Eduardo Jesus.
O governante acredita que a exposição irá atrair muitos visitantes devido à sua valência social.
“Apesar das limitações que a pandemia nos impõe, a verdade é que a exposição e todos os materiais aqui presentes têm essa capacidade de atracção da população e da participação da mesma na oferta de vários projectos da educação cultural que aqui se quer fazer”, frisou.
Manuela Jardim, que nasceu na Guiné e estudou em Lisboa, dedica-se há muito tempo à temática da cultura africana e regional.
A mostra estará patente ao público até ao dia 30 de Abril.