Coronavírus Madeira

Assembleia Legislativa testa deputados, funcionários e jornalistas

Medida será repetida de 15 em 15 dias

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A Assembleia Legislativa da Madeira iniciou, hoje, o processo de testagem de todos os deputados, funcionários e jornalistas com recurso a testes rápidos à covid-19 (testes de deteção de antigénio).

"Trata-se de uma medida complementar de prevenção para prevenir o risco de casos positivos em todos os locais de trabalho parlamentar, que vai ser repetida de 15 em 15 dias", explica nota da ALRAM.

A realização de testes rápidos já havia sido analisada na reunião da Conferência dos Representantes dos Partidos do dia 14 de Janeiro. Na mesma ocasião, foi também determinada a redução do número de plenários, para dois por semana, e que as reuniões das comissões especializadas passariam a realizar-se à distância, por videoconferência e por deliberação electrónica, reduzindo assim os riscos de contágio.

A testagem decorre ao longo desta segunda-feira, através de uma empresa especializada na despistagem da doença, contratada pela Assembleia Legislativa da Madeira.  São colhidas amostras através de zaragatoa nasal, que depois são submetidas a uma análise para ver se existem proteínas específicas do SARS-CoV-2. Os resultados são obtidos 15 minutos depois.

Nova desinfecção do hemiciclo

Além da testagem, o parlamento madeirense também será alvo de uma nova desinfecção.  A medida foi tomada pela Secretaria-Geral da Assembleia Legislativa da Madeira depois de na passada semana uma das vice-secretárias da mesa do parlamento madeirense ter testado positivo ao Covid-19.

Deputada Olga Fernandes infectada com covid-19

Socialista é o primeiro caso confirmado da doença no parlamento madeirense

O Presidente, José Manuel Rodrigues, o Vice-Presidente, José Prada, e as secretárias da mesa, Clara Tiago e Cláudia Gomes, encontram-se em isolamento profilático.

Presidente, vice-presidente e secretárias da Assembleia em isolamento

Estas medidas resultam da confirmação da covid-19 na deputada Olga Fernandes

As comissões especializadas continuarão a trabalhar à distância, através de videoconferência e por deliberação electrónica.

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