None
Madeira

Manchas no mar da Madeira alvo de investigação

Veja as fotos registadas por Hélder Santos da ASPRESS

None

A Inspecção Ambiental da Secretaria do Ambiente está a investigar e a monitorizar a origem de  manchas acastanhadas de poluição, com alguns quilómetros de extensão, no litoral da Madeira, inclusive na costa Norte, mas com particular incidência visível na  frente-mar de Câmara de Lobos – Funchal.

None

A mancha assume uma extensão considerável e tem vindo a suscitar queixas ao longo das últimas semanas.

None

A Secretaria do Ambiente explica, conforme publica hoje o DIÁRIO na sua edição impressa, que se tratará de um fenómeno que se manifesta sempre que ocorre um determinado regime de correntes e marés, popularmente conhecido por levadia.

None

A levadia causa longas faixas litorais de água turva, com muitos sedimentos em suspensão, que depositam logo que as condições de agitação marítima o permitem, deixando para trás longos cordões de espuma densa que se vão aproximando e aprisionando em pequenas bacias costeiras.

None

De qualquer forma, o Ambiente afasta, à partida, a possibilidade de descargas massivas das redes de saneamento básico, o que não quer dizer que não ocorram simultaneamente disfunções ambientais dessa ou de outras naturezas. Leia mais na edição impressa do DIÁRIO desta quinta-feira.