Sporting e FC Porto defrontam-se no Dragão com Braga e Benfica na expectativa
FC Porto e Sporting defrontam-se no encontro grande da 21.ª jornada da I Liga de futebol, num 'clássico' que poderá ser determinante para as contas do título e que terá Sporting de Braga e Benfica como 'espetadores atentos'.
No sábado, no Estádio do Dragão, com as duas equipas separadas por 10 pontos, o líder Sporting pode dar um passo gigante rumo ao título, que seria o primeiro para a equipa de Alvalade em duas décadas, enquanto o FC Porto, atual campeão, está obrigado a vencer para ainda ter alguma esperança.
À espera de um deslize dos 'leões', ou até de um empate, por causa da luta pelo acesso à Liga dos Campeões, vão estar Sporting de Braga, terceiro classificado, a 11 pontos do líder, e Benfica, quarto e a impensáveis 15 pontos do rival lisboeta.
No domingo, os minhotos jogam na Madeira, com o Nacional, enquanto os 'encarnados' entram em campo na segunda-feira, perante no Rio Ave, no Estádio da Luz. Sem derrotas no campeonato e altamente motivado depois de seis vitórias consecutivas, oito em todas as provas, o Sporting chega ao Estádio do Dragão com a noção que, com um triunfo, só um verdadeiro desastre poderá afastar o título de Alvalade, e com o empate também a ser um resultado 'agradável'.
Contudo, os 'leões' saíram derrotados nas últimas quatro vezes que atuaram no Dragão para o campeonato e é preciso recuar até 2016 para encontrar um triunfo no recinto do FC Porto, por 3-1, numa temporada em que a formação de Alvalade ficou apenas um ponto do título, conquistado pelo Benfica.
O 'clássico' de sábado promete ser o jogo da época para a equipa treinada por Sérgio Conceição, que na última ronda regressou às vitórias no campeonato (2-1 no campo do Marítimo), depois de três empates consecutivos.
Um triunfo coloca o FC Porto a sete pontos do Sporting e reacende as esperanças para o lado dos 'dragões', enquanto um empate mantém tudo igual e uma derrota praticamente significa o adeus à revalidação do título. Com uma média de jogos de três em três dias, por estar em várias frentes, Sérgio Conceição teve uma semana 'rara' para preparar o 'clássico', com cinco dias de descanso.
Já nesta temporada, na primeira volta, Sporting e FC Porto empataram 2-2 no Estádio José Alvalade e encontraram-se de novo nas meias-finais da Taça da Liga, em Leiria, com os 'leões' a vencerem por 2-1 e posteriormente a conquistarem o troféu.
Já com conhecimento do resultado do 'clássico' e depois de uma difícil jornada europeia com a Roma, o Sporting de Braga vai à Madeira tentar a terceira vitória seguida na I Liga, perante um Nacional que aparece no 11.ª lugar, com 21 pontos, depois de dois desaires nas últimas duas rondas.
Na segunda-feira, é a vez do Benfica entrar em campo e com novo 'exame' ao técnico Jorge Jesus, que continua a ser muito contestado no comando dos 'encarnados, depois de dois empates consecutivos e por estar tão longe do primeiro lugar.
A equipa lisboeta recebe o Rio Ave após um duelo que promete ser intenso com o Arsenal, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa, na quinta-feira, e, caso seja eliminado pelos ingleses, a vida de Jorge Jesus ficará ainda mais difícil.
No nono lugar, com 22 pontos, o Rio Ave ganhou nova vida com a entrada de Miguel Cardoso para o comando técnico, mas na última ronda foi surpreendido em casa pelo Famalicão (1-0), na altura último classificado.
Destaque ainda para o Paços de Ferreira, a grande surpresa desta edição da I Liga (quinto classificado a apenas um ponto do Benfica), que joga no sábado nos Açores, com o Santa Clara, equipa que está num tranquilo oitavo lugar.