Coronavírus Madeira

Taxistas vão ser vacinados

None

AITRAM recebeu confirmação ao pedido na sexta-feira, adianta António Loreto.

A Associação de Industriais de Táxi da Região Autónoma da Madeira (AITRAM) diz ter a garantia da secretaria regional da Saúde de que “todos os taxistas que queiram vão ser vacinados logo que seja possível”.

E o possível, segundo o presidente da AITRAM, “é num curto período de tempo”. António Loreto diz ter ficado “satisfeito” quando “ontem [sexta-feira]” recebeu a comunicação da tutela confirmando um desejo expresso formalmente pela instituição que dirige ao Governo Regional.

O dirigente lembra que os profissionais de táxi representam uma “classe de risco” em que podem ser autênticos veículos de “transmissão do vírus se não estivermos devidamente protegidos”, neste caso imunizados. 

Argumentos que terão feito toda a diferença muito mais por reconhecer que existem mais de 1.400 profissionais que diariamente estão ao volante de um automóvel, daí que aplauda a decisão governamental.

“Acho que foi uma decisão sensata e justa face a um problema de saúde pública como é esta pandemia”, observa, corroborando a “100%” a medida que promete não ser “discriminatória”, apesar de, no comunicado que efectuou na página da instituição dirigir-se a “todos os associados da AITRAM”. 

“É para todos e não apenas para os profissionais da nossa associação. Não discriminamos ninguém”, corrige quando contactado pelo DIÁRIO pedindo inclusive colaboração do nosso jornal para a divulgação: “Eu próprio fiz a redacção do texto solicitando aos profissionais que façam chegar o nome completo, a idade e o respectivo contacto para que possa ser marcada a toma da vacina”.

De resto, diz que ao longo da manhã já recebeu inúmeros de contactos de colegas disponibilizando-se para a vacina: “É uma vontade de muitos taxistas. Até ao dia de hoje ninguém me disse que não queria ser vacinado".

"E compreende-se", comunga. "Transportamos doentes, turistas e muitos clientes que não sabemos se estão infectados ou não”, complementa o leque de razões que ficaram escritas no pedido ao secretário regional da Saúde, Pedro Ramos.

A AITRAM tem um pouco mais de 100 associados e o sector do táxi na Região tem cerca de 1.480 profissionais a exercer a profissão de motorista de táxi.

Os motoristas de táxi na Região quatro associações representantes do sector: a AITRAM, a TAXISRAM, a ASAT e a CPPME.