PSD apresenta voto de pesar pelo falecimento de Marcelino da Mata
O Grupo Parlamentar do PSD apresentará, na Assembleia Legislativa da Madeira, um voto de pesar pelo falecimento do "militar português mais condecorado", Marcelino da Mata, anunciaram hoje os social-democratas.
"Para o PSD, Marcelino da Mata é um exemplo de dedicação, sacrifício e entrega, pelo que o Grupo Parlamentar homenageia, assim, um dos nossos melhores e apresenta as mais sentidas condolências à sua família e amigos".
Marcelino da Mata nasceu na Guiné, em 1940, e faleceu de covid-19, a 11 de Fevereiro último. Ingressou no exército português em 1960, dando início a uma carreira militar "marcada por uma excelsa bravura, uma inexcedível coragem e um exemplar heroísmo", destaca o PSD.
O Tenente-coronel participou em mais de 2.400 operações militares de elevado risco e dificuldade, recebeu três medalhas da Cruz de Guerra de 1ª classe, uma medalha da Cruz de Guerra de 2ª classe, uma medalha da Cruz de Guerra de 3ª classe, a medalha de Ouro de Comportamento Exemplar, duas medalhas dos Promovidos por Feitos Distintos em Campanha e foi-lhe outorgado o título de Cavaleiro da Antiga e Mui Nobre Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, a mais elevada ordem honorífica de Portugal.