A morte é consequência da negligência

No dia 9 de Fevereiro, o depoimento final do Telejornal Madeira emocionou.

Eu sei que por princípio, ninguém vai infectar propositadamente outras pessoas.

Mas a negligência infecta e mata.

O problema é as proporções devastadoras que tomam rumo por consequência de um comportamento negligente. Não é preciso muito, basta um pequeno gesto negligente que podia ser muito bem evitado.

Não sabemos com quem as pessoas que contactamos com quem contactam e assim por adiante. Até chegar a alguém que contacta com alguém mais frágil ou com alguém que trabalha com pessoas de risco. A última consequência (para além de uma cadeia interminável de transmissão) é a morte.

E para quem tem consciência, sei que deve sentir uma culpa enorme.

Gestos tão simples como evitar convívios com pessoas de fora do seu agregado familiar, evitar almoços com os colegas de trabalho ou amigos, não remover a máscara quando em locais públicos (mesmo que esteja só), lavar as mãos com frequência, desinfetar superfícies onde contacta, manter distanciamento social, arejar espaços fechados.

E muito importante: Usem a máscara correctamente! O nariz é para estar tapado! O queixo é para esta coberto pela máscara também! Não estejam constantemente a tocar nesta! Não gastem dinheiro naquelas máscaras de tecido que não são nada funcionais, não cobrem o queixo, nem se ajustam ao nariz! A pessoa está a falar e ela começa a saltar por todo o lado, não são seguras!

E outro aspecto importante, não usem aqueles fios para prender os óculos à volta do pescoço para as máscaras. É só a coisa mais inútil e perigosa que já inventaram! E quando já vi profissionais da linha da frente a usar isso… é revoltante ver este tipo de pessoas a ter atitudes perigosas!

O ar desolador que vi na cara daquele jornalista, e as suas palavras finais emocionaram. Ele sentiu na pele a consequência fatal deste vírus. Para quem nunca sentiu, que veja, e ganhe consciência. Ninguém quer perder um ente querido assim. Tenham noção e coração.

R.N.

Fechar Menu