Ministra da Saúde diz que Governo "sempre usou medidas proporcionais"
A ministra da Saúde disse hoje que o Governo "sempre usou medidas proporcionais" para combater a pandemia de covid-19 e garantiu que nunca foram manipulados dados, tendo sido "totalmente sério quanto às dificuldades e incertezas".
"O Governo sempre usou as medidas proporcionais face àquilo que eram as necessidades de combate à pandemia. Não temos qualquer obstinação ou qualquer intenção de manipular dados, temos intenção de falar claro e de ser totalmente sérios quanto às dificuldades e incertezas que temos em cada momento", afirmou Marta Temido no parlamento no final do debate sobre o relatório referente ao estado de emergência de 08 a 15 de janeiro.
Num debate marcado por fortes críticas dos partidos da oposição, nomeadamente do PSD, sobre o plano de vacinação contra a covid-19, economia e escolas, a ministra da Saúde sublinhou que o executivo antecipou "cenários cobertos de incerteza".
"Não sabemos que mais variantes teremos de enfrentar", alertou a ministra, lembrando o reforço dos profissionais de saúde, instalações e equipamentos.
Sobre o plano de vacinação em curso, Marta Temido afirmou que "não está ao nível da linguagem que tem sido utilizada para o caracterizar", frisando que a melhor forma de respeitar a saúde mental dos portugueses é "falando com verdade e honestidade" e "não ceder a populismos, à demagogia e linguagem ofensiva".
A ministra disse ainda que 436 mil portugueses foram vacinados contra a covid-19 até quarta-feira.