João Ferreira questiona Comissão Europeia sobre a situação do Peixe Gata na Madeira
O eurodeputado João Ferreira, deputado do PCP ao Parlamento Europeu, formalizou junto da Comissão Europeia esclarecimentos sobre a situação do Peixe Gata na Região Autónoma da Madeira.
De acordo com o documento facultado pelo partido às redações, o comunista pretende apurar "se a proibição de capturas e de comercialização do Peixe Gata, que em muito penaliza a economia na comunidade piscatória em Câmara de Lobos, foi devidamente, ou não, fundamentada em estudos de natureza científica, como estava previsto".
Por outro lado, João Ferreira coloca a hipótese de ter sido "por inacção ou negligência do Governo Regional da Madeira", que a União Europeia decidiu proibir da comercialização do Peixe Gata.
"Para o PCP, a importância das questões agora colocadas à Comissão Europeia também radica no facto de poder contribuir para a clarificação de todo este processo e das eventuais responsabilidades políticas do Governo Regional da Madeira", justifica o eurodeputado em comunicado.
Recorde-se, conforme noticiou o DIÁRIO, no passado dia 5, que a Comissão Europeia decidiu interditar, por dois anos, a captura, transporte e descarga da ‘Xara’, também conhecida por ‘peixe gata’ ou ‘bacalhau de Câmara de Lobos’.
Esta proibição contraria as expectativas do Governo Regional e prejudica o rendimento de 200 famílias.