Meio século em prol do desporto regional
O Académico Clube Desportivo do Funchal comemora hoje 50 anos de existência. Deixamos aqui um pouco da sua história e de alguns imagens do passado
O Académico Clube do Funchal comemora hoje 50 anos de existência.
Meio ano de século de um clube que sofreu algumas mudanças ao longo da história, quer o seu nome quer mesmo em termos das suas actividades desportivas, com o andebol a tornar-se no desporto ‘rei’ da colectividade alcançado prestígio em termos regionais, nacionais e internacionais, através das suas equipas bem como dos inúmeros jogadores que usaram a camisola academista.
Foi a 1 de Fevereiro de 1971 que foi fundado o Clube Desportivo Madeirense, por José Manuel Freitas de Silva e o seu grupo que elaboraram os estatutos com um emblema inspirado no Académico de Coimbra.
Assim sendo veio a nascer então o Académico de Fátima, mais tarde designado por Académico Clube Desportivo do Funchal (ACDF).
Com o fundador José Silva a ser ‘obrigado’ a emigrar seria o Padre Marques, da paróquia de Fátima quem tomou conta deste grupo de "praticantes desportivos", na modalidade de Futebol, ajudado por Mário Caldeira. O voleibol e o andebol foram as modalidades que seguiram, esta última com um forte trabalho realizado pelo professor João Coutinho.
Nestes 50 anos de vida o ACDF conquistou vários torneios regionais, nacionais e internacionais em escalões de formação, bem como títulos nacionais nos campeonatos principais do andebol português, no escalão sénior.
Actualmente o ACDF é membro activo das sociedades desportivas que disputam os campeonatos seniores nacionais femininos e masculinos e tem como uma das suas fortes apostas a sua escola de formação de andebol onde tem créditos consolidados.
Entidade pública desde1990, o clube foi também responsável por realizar o primeiro torneio internacional de andebol em Portugal, em 1985 e denominado por Torneio Internacional Madeira Handball. O evento trouxe à Madeira clubes oriundos de de Angola, Argélia, Áustria, Brasil, Canada, Checoslováquia, Dinamarca, Espanha, França, Guatemala, Hungria, Itália, Polónia, Rússia e Suíça, para além de várias centenas de equipas portuguesas.
Em 2009 o ACDF renovou o seu centro de formação desportiva, o qual permite ainda a formação académica, pois é possível aos jovens terem apoio escolar em disciplinas nucleares.
Passados 50 anos Rafael Santos, presidente da direcção do clube, não quis deixar de passar esta data da história da colectividade deixando uma mensagem a todos os academistas na página de facebook do ACDF:
"Saúdo todos os academistas por este aniversário, os 50 anos de vida do nosso clube.É meio século de história, que numa primeira fase dedicado ao andebol sénior e depois aos escalões de formação e que ainda hoje é uma referência regional e nacional.
Meio século de uma história rica e que a todos nos deve orgulhar. Enquanto dirigente desta ‘casa’, nos últimos anos, estou muito grato pela experiência proporcionada, Faço votos para que o Académico continue neste percurso e sempre em prol do desporto regional e contribuindo para a formação das crianças e jovens madeirenses.
Parabéns Académico! Vida longa!"
Rafael Santos (presidente do Académico Clube do Funchal)