"Conservatório tem prestado um enorme serviço à Região"
O Salão Nobre do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng. Luiz Peter Clode, acolheu esta quinta-feira, 9 de Dezembro, a apresentação de duas colecções editoriais intituladas ‘Antologia da Música na Madeira’ e ‘Novos Talentos’.
A cerimónia de apresentação das obras contou com a presença dos secretários regionais de Educação, Ciência e Tecnologia, e de Turismo e Cultura, Jorge Carvalho e Eduardo Jesus, respectivamente.
Estas duas novas colecções editoriais, integradas nas comemorações dos 75 anos do Conservatório, visam promover o património musical histórico da Madeira e os músicos regionais e resultam de uma parceria entre a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, e a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura.
Na ocasião, o governante com a pasta da Educação, Jorge Carvalho, sublinhou: "É importante valorizar o nosso património, a nossa memória, dando vida àqueles que fazem parte desse património e dessa memória, trazendo à luz do dia o trabalho desenvolvido num determinado contexto e numa determinada época, mas simultaneamente proporcionando a alunos, ex-alunos ou artistas que se dedicam à música, a possibilidade de conhecerem e interpretarem trabalhos que foram realizados por madeirenses".
Com este tipo de trabalhos (‘Antologia da Música na Madeira’ e ‘Novos Talentos’) posicionamo-nos para que a formação dos nossos jovens seja mais sólida, mais capaz e mais competente, porque há um conjunto de conteúdos que foram sistematizados, devidamente reconhecidos e podem fazer parte desse processo de formação e do processo cultural para quem assim o entenda consultar, divulgar ou interpretar. Secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho
Por seu lado, Eduardo Jesus, com a pasta do Turismo e Cultura, destacou o contributo daquela instituição para a Região: "O conservatório tem prestado um enorme serviço à RAM na formação de todos aqueles que passam por cá, mas também numa outra amplitude para além desse processo educativo, pois qualifica a Madeira de forma diferente. Isso é importante a vários níveis, porque essas pessoas emprestam-nos conhecimento, competência, sabedoria através da cultura, neste caso da música, e colocam a Madeira num radar diferente".
É importante que haja este processo de investigação sob um crivo rigorosíssimo, porque estas memórias muitas vezes estão esquecidas, perdidas ou arrumadas numa prateleira qualquer, mas não estão a prestar um serviço. Uma memória arquivada não produz conhecimento, mas tem esse potencial, e compete-nos pegar nessas coisas que estão arrumadas, tratá-las e disponibilizá-las. Por isso, estes cinco volumes são um enorme contributo, que trazem à luz do dia memórias que são necessariamente oportunidades de crescimento por via do conhecimento. Secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus
‘Antologia da Música na Madeira’
A colecção ‘Antologia da Música na Madeira’ abrange o período temporal que vai desde o século XVIII ao XX. Neste momento, estão programados 15 volumes, com um total de cerca de 1.600 páginas de música. Este projecto constitui, assim, a primeira tentativa de criar uma antologia sistemática e alargada de obras de autores madeirenses, num projecto que será um marco nos estudos musicológicos da região.
A publicação desta colecção de composições musicais de autores da Madeira é um grande motivo de satisfação. Nos últimos 15 anos, grosso modo, tem sido realizado um trabalho persistente e regular de recuperação de partituras musicais e biografias de músicos da Madeira e esta antologia é a demonstração daquilo que é possível com boa vontade e a cooperação de um conjunto alargado de pessoas.
Este trabalho começou em 2004, no então Gabinete Coordenador de Educação Artística da Direção Regional de Educação. Ao longo deste período temporal, realizou-se: um trabalho de conhecimento de arquivos familiares e de colectividades culturais com partituras musicais; publicaram-se dezenas de estudos de caso e efectuaram-se outras tantas conferências e debates; orientaram-se formações e promoveram-se actividades sobre os músicos madeirenses e as suas obras.
Neste processo, mudou-se por completo o paradigma existente dos estudos musicológicos na Madeira. Passou-se de uma situação de quase desconhecimento das partituras de autores regionais e de ausência de dados biográficos sistemáticos dos músicos, bem como de falta de gravações de obras madeirenses, para uma situação em que a música do passado da Madeira entrou nas escolas, nos concertos e na comunicação social. Prova disso mesmo, ao longo dos últimos anos: criou-se uma base de dados com perto de 4.000 partituras históricas madeirenses, catalogadas e colocadas na rede nacional de bibliotecas PORBASE; editou-se em notação moderna mais de 1.000 dessas partituras; angariou-se e catalogou-se outras tantas imagens com músicos, instrumentos ou situações musicais; gravou-se em estúdio cerca de 200 peças históricas de autores madeirenses; e redigiram-se cerca de 200 biografias de músicos madeirenses, a maioria delas disponibilizadas online.
Muito está ainda por fazer e, por isso, surge agora esta ‘Antologia da Música na Madeira’, publicada pelo Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira e que será mais um forte contributo para a aproximação deste repertório aos alunos e aos profissionais da área da música.
‘Novos Talentos’
Esta colecção de álbuns musicais pretende valorizar o percurso artístico de antigos alunos do Conservatório e é um dos mais recentes projectos editoriais do Conservatório - Escola das Artes da Madeira. Esta colecção apresenta dois álbuns: o primeiro da guitarrista Rebeca Oliveira, ‘Home’, e o segundo com a voz de Carolina Menezes João, ‘Ilídio’. A colecção conta com o apoio da Direção Regional de Cultura.
Na origem deste projecto editorial está a valorização do percurso artístico de antigos alunos do Conservatório, mantendo com eles uma relação de proximidade e proporcionando-lhes a oportunidade de publicarem um álbum na sua terra natal. Consequentemente, é também um dos objectivos desta colecção apoiar a promoção do património musical madeirense, pedindo-lhes para incluírem nessas gravações uma ou mais obras de autores madeirenses.