Madeira

Mais de mil alunos da Madeira inscritos na Escola Missão Continente

Desde 2016 o programa foi alargado ao Pré-Escolar e ao 2.º Ciclo do Ensino Básico

None

Mais de mil alunos de 18 escolas do arquipélago da Madeira participam no programa educativo Escola Missão Continente 2021/2022.

A iniciativa, dedicada à promoção e sensibilização para a importância de uma alimentação saudável, consumo consciente e estilo de vida activo, através de várias actividades lúdicas, aulas especiais, desafios e outras surpresas para os alunos e professores envolvidos, conta com a participação de 165 alunos do Pré-Escolar, 791 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e 232 alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico.

Este ano, o programa Escola Missão Continente, que já abrangia o 1.º CEB desde 2016, foi alargado ao Pré-Escolar e ao 2.º CEB. Do 1.º CEB inscreveram-se um total de 557 escolas (57.232 alunos), mais 28% em comparação com o ano passado, o Pré-escolar aderiu em força neste primeiro ano, estando representado por 109 escolas (4.365 alunos), e do 2.º CEB participam 56 escolas (9.107 alunos).

O apresentador Francisco Garcia, a apresentadora e food writer Filipa Gomes e a jogadora de futebol da Selecção Nacional Feminina, Jéssica Silva, são os embaixadores oficiais da Escola Missão Continente que, durante este ano lectivo, irão desafiar os alunos e participar nas várias actividades educativas planeadas.

Paralelamente, a Escola Missão Continente vai avaliar, pela primeira vez, o impacto deste programa educativo para uma alimentação saudável, em 44 escolas do 1º CEB, durante 4 anos consecutivos (2021-2025). É o primeiro estudo científico num programa de nutrição e saúde comunitária, com esta dimensão, em Portugal.

A Direção Geral da Saúde, o CEIDSS – Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) são os parceiros institucionais da Escola Missão Continente, que conta ainda com o apoio da Direcção-Geral da Educação. Desde o início do programa (2016/17), já foram envolvidas mais de 100.000 crianças do 1.º ciclo do ensino básico de escolas de todo o país (continental e ilhas).