Madeira

'Bazuca' prevê 4 milhões de euros para ajudar população sem-abrigo até 2025

CMF e Governo Regional trabalham em conjunto para ajudar pessoas em vulnerabilidade social

None

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF) e a Secretária Regional de Inclusão e Cidadania  inauguraram, hoje, o projeto 'Co-Abrigo', do Centro de Apoio aos Sem Abrigo (C.A.S.A.).

Trata-se de um projecto de recuperação de uma habitação devoluta, no concelho do Funchal, que albergará até 5 pessoas em situação de sem-abrigo, tendo em vista a sua reinserção social.

A autarquia do Funchal é uma das 20 entidades que faz parte do Plano Regional de Integração de Pessoas em situação de Sem-Abrigo e que será repensado no próximo ano pelo Governo Regional.

A causa social é uma das apostas da CMF que em conjunto com o governo regional vai trabalhar na implementação de projetos para  ajudar as pessoas em vulnerabilidade social que proliferam nas ruas do Funchal.

Rita Andrade, Secretária Regional da Inclusão Social  e Cidadania, anunciou que no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, a Região terá 4 milhões de euros para ajudar a população sem-abrigo até 2025.

Por seu lado, Pedro Calado revelou que é objectivo da autarquia do Funchal  ajudar as pessoas em vulnerabilidade social nas ruas da cidade, pedindo aos cinco ocupantes do 'Co-Abrigo' que sejam um exemplo de que a ajuda é possível, sublinhando que apesar do trabalho das instituições são muitos os que não querem ajuda na reabilitação.

“A parte mais fácil está feita e o mais difícil é daqui para a frente.  E esse trabalho só diz respeito aos que vão agora residir nesta casa. Queremos que façam deste projecto  um caso de sucesso e se  este projeto  tiver sucesso garanto-vos que as entidades terão ainda mais força para ajudar as pessoas em situação de sem abrigo. O vosso empenho será decisivo para o sucesso de outros projetos nesta fase”,  referiu o autarca realçando que não faltam instituições para ajudar, mas é necessário, que também” nos ajudem a ajudar-vos“. “É propósito da CMF nos próximos 4 anos resolver estes problemas na cidade do Funchal”, disse ainda Pedro Calado.

As obras de recuperação da habitação na Travessa do Anselmo, número 17, no Imaculado Coração de Maria, hoje inaugurada, foram realizadas com o apoio da Fundação LAPS. O funcionamento desta nova infraestrutura destinada às pessoas em situação de sem -abrigo, conta com o apoio do Governo Regional, através do Instituto de Segurança Social da Madeira.

Sílvia Ferreira, presidente do CASA, disse tratar-se da realização de um sonho  com o apoio da LAPS na recuperação de uma casa devoluta doada.  Nesta casa de transição e durante seis meses, cinco pessoas serão acompanhadas por técnicos e ajudadas a reintegrarem-se na sociedade, com autonomia.