EUA colocam Portugal em "risco máximo" e desaconselham viagens
O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) desaconselhou esta segunda-feira, dia 6 de Dezembro, as viagens para Portugal, colocando o país no nível 4, que corresponde a “risco máximo” de contrair o covid-19.
“Por causa da situação actual em Portugal, mesmo os viajantes completamente vacinados podem estar em risco de contrair o vírus e contagiar outras pessoas com outras variantes da Covid-19″, refere o CDC na sua página oficial.
Como tal, o CDS desaconselha as viagens, que englobam o voo de ligação Nova Iorque - Funchal da Azores Airlines.
O CDC recomenda também que todos aqueles que queiram viajar para destinos internacionais estejam vacinados.
“Mesmo os viajantes completamente vacinados podem estar em risco de contrair e contagiar outras pessoas com outras variantes”, avisa a entidade americana.
“Se tiver de viajar para Portugal, certifique-se de que está totalmente vacinado antes de viajar”, é aconselhado ainda, sendo chamada a atenção para a necessidade de seguir as recomendações ou requisitos exigidos no país, incluindo o uso de máscara e a manutenção de distância de segurança.
Não foi só Portugal que foi colocado nesta categoria. Também países como França, Andorra e o Chipre foram caracterizados como sendo de risco máximo.
A lista de destinos do CDC está dividida em 5 categorias: o nível 4 corresponde a risco muito alto; o 3 a risco alto; o 2 apresenta um risco moderado; o 1 um nível baixo de risco; a quinta categoria é referente aos territórios cujo risco é desconhecido.