Importância do arquivo histórico da Igreja Anglicana do Funchal "é muito grande"
Formalizou-se hoje o contrato de depósito para entrada do arquivo histórico da Igreja Anglicana do Funchal na Direcção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM). Um conjunto documental que contém cerca de 400 livros, pastas e caixas, entre outras tipologias documentais, que remontam ao ano de 1804.
O secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, disse que "a importância deste arquivo é muito grande".
"Temos aqui registos desde 1804, princípio do século XIX. São mais de 400 caixas, exemplares e pastas que nos trazem uma boa parte da história da Madeira. É impossível olharmos para a história da Madeira sem considerar a história da igreja anglicana. A presença inglesa fez-se notar neste arquipélago desde muito cedo e essa influência social também deixou um legado económico muito forte", frisou.
Já Jonathan Pestana-Calvert, administrador da Holy Trinity Church, que formalizou o contrato de depósito em causa, agradeceu à DRABM esta oportunidade, referindo que agora o arquivo histórico da Igreja Anglicana do Funchal "está seguro".
O arquivo é constituído por registos de baptismos e de casamentos, atas, correspondência, títulos de propriedade, documentos de âmbito financeiro e contabilístico. Inclui ainda algumas plantas e fotografias.
Dará também entrada uma pequena biblioteca com cerca de 250 monografias em língua inglesa. Todos os documentos já se encontram descritos pelo arquivista da Holy Trinity Church, Mr. Cefyn Embling-Evans.
A cerimónia de assinatura de contrato de depósito formalizado entre a Secretaria Regional do Turismo e Cultura, através da Direcção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, e os responsáveis da Igreja Inglesa ou Igreja Anglicana do Funchal (Holy Trinity Church), aconteceu, no final da manhã de hoje, no auditório da DRABM.