Turismo Madeira

Funchal já sente a presença dos navios de cruzeiro para o Fim-de-Ano

Foto Madeira-web
Foto Madeira-web

Com as areeiras que vão deitar fogo de artifício do mar já posicionadas, a baía do Funchal está a começar a ganhar outro movimento, aquele movimento que só acontece uma vez por ano.

Atracados já estão três navios de cruzeiro, além do Lobo Marinho, mais dois navios a pairar ao largo junto à zona do Lazareto, outro a chegar para ficar nessa zona e ainda outro que zarpou para um mini-cruzeiro à volta da ilha. Outros três navios ainda que longe, já se dirigem para a Madeira, sem esquecer um que já se encontra ao largo da baía de Porto Santo.

Assim, atracados nos Porto do Funchal estão já o 'Borealis', o 'Queen Elizabeth' e o 'AIDAmar.

O 'Sea Cloud Spirit' e o 'Bolette' estão em frente ao Lazareto, enquanto o 'Mein Schiff Herz' está junto ao Garajau.

O 'Vasco da Gama' zarpou do Porto do Funchal onde pernoitara e neste momento está bem ao largo entre o Paul do Mar e a Fajã da Ovelha.

A aproximar-se da Madeira, mas ainda a certa distância está o 'ADIDAsol'.

No Porto Santo, faz escala o 'Amadea' que, contudo, não atracou. A opção, quiçá pelas condições de mar que fizeram cancelar as viagens do ferry 'Lobo Marinho', que permanece no seu lugar habitual, foi ficar a pairar em frente à praia e mais resguardado.

Ainda mais longe, o 'Marella Explorer' a meio caminho entre as Selvagens e a Madeira, enquanto que o 'Mein Schiff 3' está a passar pelas ilhas mais distantes do arquipélago. Ambos devem chegar já perto da hora do fogo de artifício.

O 'Amera', que também era esperado no Funchal, está neste momento longe do alcance. Ou seja, já não vem, pois passa a esta hora em frente a Lisboa, aliás, tal como tínhamos noticiado.

O 'AIDAnova', que seria o maior dos navios a estar na noite mais longa do ano, aparentemente não saiu de Lisboa. Isto segundo o site MarineTraffic, que mostra o posicionamento praticamente na hora dos navios por todo o mundo.