Mundo

Sismo com magnitude de 7,3 na escala de Richter no mar de Timor

None

Um sismo com magnitude de 7,3 na escala de Richter foi identificado no Mar de Banda, a 121 quilómetros de Lospalos, em Timor-Leste, às 18:25 pelo instituto de pesquisa geológica norte-americano, USGS.

O sismo ocorreu no mar, a uma profundidade de 166,9 quilómetros e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (United States Geological Survey -- USGS) registou-o com o nível de alerta verde, o que aponta para baixa de probabilidade de mortes e de estragos.

Timor situa-se a 96 quilómetros do epicentro do sismo.

O tremor de terra terá sido sentido como particularmente forte na zona oriental de Timor.

A força do sismo pode ter sido temperada pela sua relativa grande profundidade, o que faz com que se sinta como mais fraco em termos absolutos.

A povoação mais próxima do epicentro do sismo, Lospalos, no município timorense de Lautém, tem uma população de 17.200 habitantes e está localizado a 113 quilómetros do epicentro e a segunda maior cidade timorense, Baucau, com uma população na ordem dos 16.000 habitantes, encontra-se a 160 quilómetros, onde o sismo terá já sido sentido como mais leve.

A magnitude exata, epicentro e profundidade do terramoto poderá ser revista nas próximas horas, à medida que os sismólogos revejam os dados e aperfeiçoem os seus cálculos, e que outras agências emitam os respetivos relatórios.

De acordo com o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo (EMSC, na sigla em inglês), o sismo ocorreu na quinta-feira, 30 de dezembro de 2021, às 03:25, hora local, no mar, a uma profundidade considerável.

Um outro relatório foi também emitido pelo instituto australiano Geoscience Australia (GeoAu), que o listou como um sismo de magnitude 7,5.

O Réseau National de Surveillance Sismique (RéNaSS) de França, listou-o com a magnitude 7,0, e o Centro Alemão de Investigação de Geociências (GFZ), com uma magnitude 7,2.

Não há ainda conhecimento de terem sido emitidos quaisquer alertas de tsunami.