Rui Abreu visitou várias empresas de madeirenses e uma escola em Jersey
O director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, neste primeiro dia na ilha de Jersey, visitou diversas empresas de emigrantes madeirenses e uma escola onde 400 alunos aprendem a língua portuguesa.
A primeira visita do governante foi À empresa de limpeza Sonnic Cleanning, do empresário madeirense, natural de Santana, Duarte Fernandes.
Depois visitou as empresas Carlos Cabot, Eurofoods, Dolfini Hotel e Pontac.
Rui Abreu disse ao DIÁRIO que está satisfeito com o que viu neste primeiro dia em Jersey, adiantando que as empresas que visitou "são líderes no mercado aqui em Jersey, com grande capacidade e com boas práticas modernas e isso deixou-me bastante satisfeito".
O director regional das Comunidades e Cooperação Externa esteve ainda esta tarde numa escola, onde existem quatro professores e 400 alunos a aprender a língua portuguesa, sendo a grande maioria filhos de madeirenses.
Rui Abreu participou e falou numa aula de língua e cultura portuguesa: "Eu próprio falei com os alunos e dei uma explicação do que era a diáspora da Madeira, no contexto nacional e no contexto internacional", disse.
O governante madeirenses explicou que a disciplina ainda não é curricular, mas que em breve poderá passar a sê-lo
Rui Abreu está a realizar uma visita de quatro dias à ilha do Canal, onde está a ser acompanhado pelo conselheiro das Comunidades Madeirenses em Jersey, João Carlos Nunes.