Madeira

Rita Andrade anuncia programa '100 Diferenças'

None

Está na recta final ou em "fase de conclusão" um novo programa de emprego, o “100 Diferenças”, específico para as pessoas com deficiência e incapacidade, vocacionado exclusivamente para a sua integração no mercado de trabalho. 

A novidade foi deixada no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência pela secretária regional da Inclusão e da Cidadania que esta tarde presidiu ao encerramento do I Encontro Regional de Inclusão Social e Capacitação da Pessoa com Deficiência.

“Será uma realidade, já em 2022”, afirmou a governante na ocasião destacando que o novo programa “contemplará diversas medidas de apoio, nomeadamente, a integração, a adaptação de postos de trabalho; a eliminação de barreiras arquitetónicas, e vai desde a inserção e emprego, aos projetos de empreendedorismo social, numa perspectiva de reabilitação, de inclusão e de apoio, que potenciem a integração destas pessoas no mercado de trabalho”. 

A governante disse que continua a ser objectivo do Governo Regional, continuar a reforçar e a inovar as respostas sociais dirigidas às pessoas com deficiência ou incapacidade e respetivas famílias, promovendo a sua inclusão, autonomia e bem assim, a coesão social. 

“Sabemos que a Região Autónoma da Madeira tem sido, ao longo dos anos, um exemplo nas políticas de apoio às pessoas com deficiência e incapacidade, e é neste registo, e em crescendo, que pretendemos continuar”, disse durante a cerimónia.

Antes frisou que a política regional de descentralização dos Centros de Actividades e Capacitação para a Inclusão, actualmente presentes em todos os concelhos da Região, “permitiu garantir a igualdade de condições e oportunidades à pessoa adulta com deficiência, no desenvolvimento de competências sociais que contribuem para uma melhoria na qualidade de vida e facilitam a sua integração sociofamiliar e socioprofissional”.

O Instituto de Segurança Social da Madeira integra, actualmente, 11 Centros CACI, que chegam a 442 pessoas adultas com deficiência. “E para o fazer contamos com 254 colaboradores, devidamente habilitados”, complementou.