Novo 'clássico' agora sem Jesus no 'tudo ou nada' do Benfica
FC Porto e Benfica voltam a encontrar-se na quinta-feira, novamente no Estádio do Dragão, mas agora para a I Liga de futebol, no primeiro jogo dos 'encarnados' após a súbita saída de Jorge Jesus, na despedida de 2021.
A quatro pontos da liderança, dividida por FC Porto e pelo campeão Sporting, o 'clássico' da 16.ª jornada aparece numa altura de 'tudo ou nada' para o Benfica, já que um triunfo relança os lisboetas no campeonato e funcionará como um 'balão de oxigénio' para o início de 2022, agora sob o comando de Nélson Veríssimo, enquanto novo desaire, como nos 'oitavos' da Taça de Portugal (3-0), que acabou por ditar a despedida de Jesus, deixa os 'encarnados' a sete pontos do comando.
A dois dias do clássico, e após ano e meio no cargo, na sua segunda passagem pelo clube, Jesus deixou de forma repentina o comando do Benfica, decisão pelos vistos conjunta do técnico e do presidente Rui Costa, embora nenhuma explicação para este 'divórcio' inesperado tenha sido dada publicamente por ambos.
Numa altura em que contestação dos adeptos estava a aumentar de 'volume', a imprensa desportiva revelou a existência alegados problemas entre Jesus e alguns dos jogadores do plantel, mas essa situação não foi confirmada por ninguém da estrutura 'encarnada'.
O FC Porto surge, por seu lado, estável e motivado pelo claro triunfo na Taça, sendo que precisará, tudo indica, de vencer para segurar a liderança, uma vez que o Sporting recebe um dia antes o Portimonense.
Ao contrário do que aconteceu no duelo da Taça de Portugal, Sérgio Conceição vai desta vez poder comandar a equipa no relvado, depois de ter cumprido 15 dias de castigo.
O técnico portista não perde com Benfica há sete jogos e, no geral, o FC Porto vai tentar somar a 11.ª vitória consecutiva em partidas a contar para a I Liga esta temporada.
Além disso, os 'dragões' procuram manter o registo perfeito em casa em jogos a contar para o campeonato, em que neste momento levam sete triunfos, com 19 golos marcados e apenas três sofridos.
Em contraponto, o Benfica não fica longe nos jogos fora da Luz, com sete vitórias e um empate (1-1 com o Estoril Praia), incluindo 25 golos marcados e só quatro sofridos.
Evanilson, que 'bisou' no duelo da Taça de Portugal, mas acabou expulso, é baixa certa para Sérgio Conceição, que ainda tem esperanças em poder contar com Pepe, que falhou o 'clássico' da semana passada devido a problemas físicos.
Do lado do Benfica, Veríssimo tem duas baixas de peso (Otamendi e Grimaldo), número esse que deve aumentar para três, já que o avançado uruguaio Darwin Núñez, melhor marcador da I Liga, com 13 golos, dificilmente deverá recuperar de uma lesão num pé.
Antes do primeiro encontro no Dragão, em que saiu lesionado, Darwin vinha de três jogos seguidos a marcar em todas as provas, com um total de sete golos.
Otamendi foi expulso na Taça de Portugal e falha novo reencontro com a sua antiga equipa, enquanto Grimaldo testou positivo à covid-19 e está afastado do plantel.
O FC Porto-Benfica, o último encontro das duas equipas em 2021, a contar para a 16.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, está agendado para as 21:00 de quinta-feira, no Estádio do Dragão, no Porto.