Madeira

Estratégia para o Turismo da Região 2022-2027 vai para consulta pública

Decorreu hoje a apresentação pública do documento realizado em colaboração com a Deloitte Business Consulting

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Depois de meses de trabalho e de reuniões que juntaram vários profissionais do sector, foi apresentada na tarde desta terça-feira a Estratégia para o Turismo da Região Autónoma da Madeira para 2022-2027, desenvolvida pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura em colaboração com a Deloitte Business Consulting. Cerca de uma centena de pessoas, a maioria ligadas ao sector turístico, na forma presencial ou através da plataforma zoom, assistiram à apresentação do documento que seguirá em breve para um período de consulta pública.

Presente na ocasião, o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, salientou que o documento tem na sua base a preocupação de envolver todo o sector e a prova disso está nos contributos que ao longo dos meses foram recolhidos e aproveitados para esta estratégia.

É muito importante que todo este envolvimento resulte na perspectiva de que há uma identificação de cada um de nós nesta estratégia, e isso é importante porque, sendo o sector a parte fulcral deste processo, interessa que as ideias estejam alinhadas.
Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo e Cultura

Nesta nova fase de consulta pública o documento ficará à disposição do público em geral, com Eduardo Jesus a convidar os interessados em darem os seus contributos para que esta seja uma estratégia de toda a Região para o sector que é o seu “rosto”. A apresentação da Estratégia para o Turismo da Região Autónoma da Madeira para 2022-2027, de hoje, esteve a cargo de Francisco Sá Nogueira e Rui Gildro da Deloitte Business Consulting.

Em traços largos, a Estratégia para 2022-2027 tem uma visão em linha com a da anterior Estratégia (2017-2021), introduzindo a fusão experiencial entre o Mar, a Montanha e a Cultural e revelando o destino não apenas como um “must visit” europeu, mas sim global e com uma vasta oferta de experiências diferenciadas. Pretende, acima de tudo, afirmar a Região como um destino turístico para todo o ano, seguro, diferenciado pelo clima ameno, pelo acolhimento aos turistas e visitantes, pela autenticidade e diversidade, pela qualidade das experiências e pelo compromisso com a sustentabilidade económica social e ambiental. 

O documento agrega um conjunto de seis pilares estratégicos para o desenvolvimento da Região nomeadamente: Natureza, Turismo Activo & Desportivo; Mar & Turismo Náutico; Saúde & Wellness; Património Cultural; Gastronomia & Vinho; Lifestyle, Trendiness & Novas Tendências e Consciousness & Sustainability. Segundo a Delloite, a Região apresenta oportunidades no desenvolvimento e fortalecimento do Turismo em cada um dos seis pilares acima referidos.

Foram também definidos seis focos orientadores para a estratégia, em concreto reforçar a gestão do destino, melhorando o conhecimento e monitorizando a performance do sector do Turismo; apostar na diversidade, diferenciação e estruturação da oferta turística; investir no aumento da notoriedade do destino Madeira; atrair, qualificar e valorizar os Recursos Humanos do sector do Turismo; fomentar o investimento no sector do Turismo e assegurar a sustentabilidade do destino (ambiental, como económico e social).

A Estratégia para o Turismo da Região Autónoma da Madeira para 2022-2027 ficará disponível para consulta em breve no portal da Secretaria Regional de Turismo e Cultura.