Equador impõe vacinação obrigatória
O Equador tornou obrigatória a vacinação contra a covid-19 no seu território para fazer face à presença da variante Ómicron, anunciou quinta-feira o ministério da Saúde local.
O ministério defendeu que a decisão está conforme à Constituição e que a vacinação não será obrigatória para as pessoas que apresentem uma justificação médica de contra-indicações.
A obrigatoriedade aplica-se a partir dos cinco anos de idade.
A covid-19 provocou mais de 5,37 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.840 pessoas e foram contabilizados 1.253.094 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.
Uma nova variante, a Ómicron, classificada como preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 89 países de todos os continentes, incluindo Portugal.