"Inércia do Governo da República compromete Natal de centenas de madeirenses", denuncia PSD
Em nota enviada à comunicação social, o grupo parlamentar do PSD lamenta a situação que está a ser vivida por centenas de madeirenses que se encontram impossibilitados de viajar para a Madeira, muitos deles retidos há vários dias nos aeroportos de Lisboa e Porto, devido à inoperacionalidade do aeroporto da Madeira.
Para o PSD, os acontecimentos destes últimos três dias demonstram "a incapacidade e falta de vontade política do Governo da República em resolver esta questão, uma vez que, neste momento, estão reunidas todas as condições para que o Governo da República possa investir nos equipamentos necessários para que a Madeira e o seu aeroporto estavam melhor preparados para reduzir para o mínimo as condições de inoperacionalidade".
O deputado Carlos Rodrigues sublinha que “os equipamentos estão identificados e a verba necessária para que eles sejam instalados está definida, de acordo com as conclusões do Grupo de Trabalho sob a coordenação do Ministério das Infra-estruturas e da ANAC".
Contudo, este investimento não está inscrito na proposta de Orçamento de Estado apresentada pelo Governo da República, ficando a resolução desta situação adiada, com os constrangimentos que daí advêm para a mobilidade dos residentes e para o turismo.
“A infra-estrutura do Aeroporto da Madeira é crítica e fundamental para a economia regional e não pode ficar à mercê deste tipo de indecisões’, afirmou Carlos Rodrigues, realçando que "o Estado tem de assumir, de uma vez por todas, as suas responsabilidades".
Assim, o grupo parlamentar do PSD exige uma tomada de decisão imediata e definitiva por parte de todas as entidades envolvidas no sentido de menorizar os impactos nefastos que estas sistemáticas indecisões têm causado.