Empresários assumem compromisso com Governo Regional para o cumprimento das medidas
Rui Barreto alerta que empresários devem "ganhar dinheiro com segurança"
Os empresários ligados à animação nocturna assumiram esta terça-feira, 21 de Dezembro, um compromisso com o Governo Regional para o cumprimento das medidas em vigor de contenção da pandemia, nomeadamente, a exigência de certificado de vacinação, teste rápido de antigénio com resultado negativo e uso de máscara de protecção.
Da reunião de hoje entre as Secretarias de Saúde e Economia e os empresário da noite resultou o "compromisso colectivo" de fazer cumprir as regras em vigor e, dessa forma, manter a economia regional em funcionamento.
O secretário regional de Economia, Rui Barreto, apela à "responsabilidade e compromisso de todos", principalmente aos agentes económicos, a quem cabe a exigência do certificado de vacinação e, “principalmente”, o teste negativo. Da parte do Governo, Rui Barreto garante que vão manter e reforçar a fiscalização, reconhecendo, contudo, que é "humanamente impossível ter um inspector das actividades económica ou um agente das forças de segurança em cada estabelecimento".
"Não há economia se não houver segurança sanitária", alerta o governante, sublinhado que a população tem "responsabilidade colectiva de cumprir com as regras", permitindo a contenção da pandemia e evitando o encerramento dos estabelecimentos comerciais.
É preciso olhar para a Europa e para as medidas que estão a ser tomadas a nível Nacional, - confinamento, restrições, limitação de horários, - nós não queremos isso aqui, nós queremos manter a nossa economia em funcionamento. Rui Barreto, secretário regional de Economia