Madeira

Sete voos divergidos, um cancelado e quatro ‘em espera’

Vento forte impede aterragens em Santa Cruz desde o meio da manhã

None

Desde o meio da manhã desta ventosa segunda-feira que não aterram aviões Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo. Nas últimas duas horas e meia foram já desviados sete aviões com destino ao Funchal. Três divergiram para Porto Santo, outros tantos para Tenerife, Ilhas Canárias, e um, da TAP, regressou à procedência, Lisboa.

O vento forte que tem perturbado e condicionado o movimento aéreo na ilha das Madeira, voltou a ‘crescer’ depois da última aterragem ocorrida hoje em Santa Cruz – voo da TAP que chegou às 10:24 – tendo desde então impedido sequer qualquer aproximação ao Aeroporto da Madeira. Na última hora junto à pista foi registada rajada de até 75 km/h e o vento médio era de 50 km/h.

Além dos sete aviões divergidos, às 13:00 estavam outras quatro aeronaves, todas provenientes do Reino Unido, em ‘espera’ no ar entre a Madeira e o Porto Santo. Um destes aparelhos, somava já mais de hora e meia aos círculos na expectativa de surgir ‘janela de oportunidade’ para tentar a aterragem em Santa Cruz.

A juntar a estes constrangimentos, vários voos programados para hoje registam significativos atrasos à chegada, com consequentes repercussões nas partidas.

Acresce ainda o cancelamento da habitual ligação matinal inter-ilhas Madeira – Porto Santo – Madeira.