'Quebranto' abre amanhã ao público na galeria do MUDAS.Museu
Trata-se da primeira exposição individual de Emanuel Sousa na Madeira
A exposição 'Quebranto' de autoria de Emanuel Sousa abre ao público esta sexta-feira, 3 de Dezembro, pelas 18h30, na galeria do MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira. Trata-se de uma mostra que marca o regresso do artista à Região, além de ser a primeira exposição individual de Emanuel Sousa na Madeira.
A proposta, que conta com curadoria de Márcia de Sousa, resulta de uma residência artística que teve lugar entre Outubro e Novembro naquele museu tutelado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura.
'Quebranto' apresenta-se como um exercício estético desconstrutivo e de recolha gráfica da memória popular, organizado em torno das superstições de natureza mística, cuja deambulação se centra entre a tradição pagã e a religiosa. Nos trabalhos apresentados, Emanuel Sousa revisita estas manifestações populares, num processo para o qual, e em parceria com o Serviço Educativo do MUDAS.Museu, procurou envolver a comunidade com visitas ao atelier e contatos directos com a população.
Nascido na Madeira em 1977, filho de pai madeirense e mãe porto-santense, Emanuel de Sousa viveu a sua infância e adolescência no Porto Santo e presentemente, vive e trabalha na cidade de Edimburgo, Escócia (Reino Unido).
Iniciou os seus estudos académicos em 1995 no Instituto Superior de Arte e Design da Madeira. Em 1998, transfere os seus estudos para a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto onde conclui o curso de Artes plásticas/pintura. Expõe pela primeira vez e em 2005 a título individual na galeria Jorge Shirley em Lisboa.
Com um percurso extenso no campo das artes plásticas, tem exposto individual e colectivamente um pouco por toda a Europa e mais recentemente nos Estados Unidos. Está representado em várias colecções publicas e particulares, entre as quais a colecção do MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira.
'Quebranto' poderá ser vista até 26 de Fevereiro de 2022 na galeria do MUDAS.Museu, seguindo posteriormente em circulação ao Porto Santo.