Madeira

Pavimentação da estrada das Ginjas "não beneficia a população nem o ambiente"

None

Em nota enviada à comunicação social, o Partido da Terra expressa considerar que a pavimentação da estrada das Ginjas, em São Vicente "não beneficia a população nem o ambiente, pelo que não deve ser executada".

"Antes pelo contrário, o actual caminho deve ser fechado, para prevenir a assinalada erosão hídrica exposta no Estudo de Impacte Ambiental", propõe o coordenador regional do MPT, Válter Rodrigues. 

Citando o Decreto Lei 49/2005, «as ZPE são sujeitas às medidas de conservação necessárias, nos termos dos diplomas que procedem à sua classificação, [que neste caso nada dizem] bem como às medidas adequadas para evitar a poluição ou a deterioração dos habitats (…)», o partido diz que "não deve ser acrescida qualquer poluição à zona de intervenção da Estrada das Ginjas". 

O MPT considera ainda que faz "pouco sentido" estabelecer infraestruturas de combate a incêndio naquela zona, já que "não existem registos de incêndios" no local e por existir, nos dois lados da estrada, "vegetação arbórea", que poderão enclausurar os operacionais.