Patrocinado Madeira Optics

A Madeira Optics e o nosso Sistema Solar

Qual é o planeta mais frio do Sistema Solar?

None Ver Galeria

Os planetas no nosso sistema solar são aquecidos pelo Sol. Aqui na Terra, estamos a cerca de 160 milhões de quilómetros do Sol, uma distância onde a temperatura é perfeita para a vida existente na Terra.

Você pode pensar, então, que o planeta mais frio do sistema solar é Neptuno, porque é o mais distante do calor do Sol. Neptuno está a incríveis três bilhões de quilómetros de distância do Sol, no entanto, o planeta mais frio não é Neptuno, mas sim Urano, embora esteja a um bilhão de quilómetros mais perto do Sol do que Neptuno.

Urano detém um recorde de temperatura mais fria alguma vez registada no Sistema Solar: -224 graus Celsius, de acordo com a NASA. A temperatura em Neptuno também é muito baixa, geralmente à volta de -214 graus Celsius, mas Urano supera isso.

A razão pela qual Urano é tão frio não tem nada a ver com sua distância do Sol.

Há bilhões de anos, algo colidiu com Urano com tanta força que danificou o planeta na parte lateral. Devido a esse acontecimento, Urano gira à volta do sol de lado. Esse impacto também permitiu que um pouco do calor que estava preso dentro do planeta se libertasse.

Os planetas são formados quando pedaços de rocha mais pequenos chocam entre si, construindo assim um planeta inteiro, peça por peça, ao longo de vários milhões de anos. Cada vez que essas rochas chocam entre si, o planeta ganha um pouco mais de calor. A título de comparação, se bater palmas por um longo período de tempo, as suas mãos vão ficar quentes, o mesmo acontece com os planetas. Neptuno não foi atingido por um asteroide enorme como Urano, por isso foi capaz de segurar mais o seu calor.

Um facto curioso é que o planeta mais próximo do sol, Mercúrio, também pode ser extremamente frio. Enquanto uma parte de Mercúrio voltado para o sol tem mais de 750 graus F (400 graus C), o lado voltado para o lado oposto do sol tem quase -328 graus F (-200 graus C).

Posto isto, já imaginou conseguir observar a maioria dos planetas do nosso Sistema Solar? Seria extraordinário.

Assim sendo, a Madeira Optics sugere um Telescópio com uma boa potência e que pode ser seu. Falamos de Levenhuk Ra 250N Dobson que é um refletor newtoniano com espelho primário de 250mm de diâmetro. A sua ótica permite observar milhares de objetos do céu profundo em detalhes que não podem ser observados com telescópios de pequena abertura. Também pode observar pequenas estruturas na superfície de Marte, detalhes na atmosfera de Júpiter, a lacuna de Encke dentro dos anéis de Saturno e até mesmo um satélite de Neptuno, Tritão. É um excelente instrumento ótico para observações visuais do espaço.

Poderá obter mais informações sobre este telescópio através deste link: https://www.madeiraoptics.com/collections/telescopios/products/levenhuk-ra-250n-dob-telescope

www.MadeiraOptics.com

Facebook: MadeiraOptics

Instagram: @madeira_optics

Tel.: +351 291 622 971

WhatsApp: +351 924 485 850